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Guia Rápido: Business Model Canvas

Atualizado: 23 de abr.

O Business Model Canvas se tornou a ferramenta estratégica mais relevante da última década, por ajudar líderes, gestores e empreendedores a trazer inovações em seus modelos de negócios. O objetivo desse artigo é apresentar um guia rápido para que após a leitura desse texto você possa utilizar imediatamente o Business Model Canvas. Vamos lá!


Antes de mais nada, o que é um Modelo de Negócios?


Se você não souber o que é um modelo de negócios, dificilmente o Business Model Canvas fará sentido para você. Então vamos falar de uma maneira bem simples o que é esse conceito tão falado.

Um modelo de negócios é a representação conceitual de como você cria produtos ou serviços, atende o seu cliente e ganha dinheiro.

Vejam que esses 3 pontos - criar produtos, atender clientes e ganhar dinheiro -, é o que toda empresa, seja ela de qual setor for, precisa saber para se tornar uma empresa bem sucedida.


A grande questão que faz o Business Model Canvas tão poderoso é que ele acaba provocando seus usuários a responder essas perguntas de uma forma bem visual, em uma única tela, com a ajuda de post-its. Isso acaba fazendo com que sejam melhor percebidas importantes conexões que sustentam um bom negócio.


Então, como funciona o Business Model Canvas?


Para ser bem direto e intuitivo, o Business Model Canvas foi projetado para fazer 9 perguntas básicas:


1: Qual é o grupo de clientes que seu produto ou serviço irá atender?

2: Como você irá se relacionar com esses clientes?

3: Por quais canais você irá vender, reter e distribuir seus produtos e serviços?

4: Quais são os benefícios que seu produto ou serviço irá entregar para seus clientes?

5: Quais são as formas que você irá ganhar dinheiro com seus clientes?

6: Quais são as atividades que sua empresa irá fazer internamente para torná-la única?

7: Quais são as atividades que sua empresa irá terceirizar para ser mais competitiva?

8: Quais são os recursos que sua empresa irá precisar para desenvolver tais atividades?

9: Quais são os principais custos que essas atividades e recursos irão gerar?


Essas 9 perguntas podem ser respondidas em sequencia no próprio Business Model Canvas, como podemos ver na imagem abaixo:



Para baixar o modelo editável do Business Model Canvas, você pode clicar aqui.


Agora vamos a um exemplo...


Para que cada passo do Business Model Canvas fique mais claro, vamos usar como exemplo o nosso da Alium E-Learning.



Agora vamos fazer a leitura do nosso Business Model Canvas conforme a sequência de 9 passos que falamos anteriormente.


1: O grupo de clientes que pretendemos atender são profissionais que usam a gestão como um meio de vida, como gestores de empresas, consultores, analistas e trainees.


2: A forma que nos relacionamos com esses clientes é por meio de conteúdo pago e gratuito, seja em formato de artigos, ferramentas estratégicas, cursos gratuitos ou cursos pagos.


3: Já a forma como distribuímos o nosso conteúdo é por meio das nossas mídias sociais no Youtube, Instagram, LinkedIn e da descoberta pelas redes de pesquisa.


4: A nossa proposta de valor para esses clientes é de desenvolvimento profissional. E para isso entendemos que devemos preparar gestores para o futuro por meio da educação em Estratégias, Projetos e Inovação, já que acreditamos que essas são as 3 áreas de conhecimento essenciais que gestores terão que dominar no futuro.


5: E como ganhamos dinheiro? Com a assinatura de cursos online, em que os alunos pagam apenas uma vez para ter acesso vitalício ao conteúdo e suas atualizações.


6: Mas para isso precisamos de saber como entregar todo esse valor que estamos prometendo. Daí vem as nossas principais atividades, que são justamente a criação de cursos online gratuitos e pagos. O detalhe que nos torna único é que esses cursos passam por um longo processo de curadoria, como veremos a seguir.


7: Para nos tornarmos mais competitivos temos parcerias importantes com instituições de ensino e pesquisa. É dali que trazemos a maiores tendências em gestão para os nossos alunos.


8: Para fazer com que os nossos alunos tenham acesso facilitado a todo esse conteúdo, fizemos a nossa própria plataforma. Ali, os nossos alunos poderão ter acesso a muitos conteúdos para se desenvolver profissionalmente e se tornar um gestor 10x mais estratégico do que a maioria dos gestores.


9: Por fim, precisamos saber como vamos pagar essa conta. E os principais custos que temos são com marketing e com o processo de curadoria para criação dos nossos conteúdos. São custos que entendemos que agregam valor para o negócio, especialmente os de curadoria, já que é por meio dele que temos um diferencial competitivo perante aos nossos concorrentes.


Concluindo...


Como é possível ver com o nosso próprio exemplo, o Business Model Canvas nos ajuda a entender como estruturar uma empresa para gerar valor para os nossos clientes. Mas apesar de ser simples, o Business Model Canvas possui alguns segredos. Se você quiser descobrir quais são esses segredos e aprender a dominar essa poderosa ferramenta estratégica como poucas pessoas fazem, acesso o nosso curso Modelagem de Negócios com o Business Model Canvas e comece agora sua jornada de desenvolvimento profissional conosco.

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