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Conheça o Modelo de Negócios Inovador do Google

Atualizado: há 1 dia

O modelo de negócios do Google é sem sombra de dúvida o responsável por ter feito a empresa se tornar uma das empresas mais inovadoras do mundo e uma verdadeira máquina de ganhar dinheiro. Mas você sabe como esse modelo de negócios funciona? Então vamos começar a entender.


Do passado ao presente


Além de inegavelmente terem trazido produtos e serviços que mudaram as nossas vidas, as famosas Big Techs como Google, Facebook e Apple, trouxeram também uma verdadeira revolução em como administramos empresas. E isso aconteceu pelo fato delas terem apresentado ao mundo modelos de negócios inovadores.

Até pouco tempo atrás, as grandes empresas possuíam modelos de negócios mais tradicionais, que envolviam a fabricação, distribuição e vendas de produtos. Muitos desses produtos acabaram virando commodities, sejam eles sapatos, computadores ou carros. Era a representação clara do sucesso da Era Industrial.

Com a popularização das empresas de tecnologia, porém, começamos a experimentar outras formas de se relacionar com as empresas - seja ela por streaming, aplicativos, plataformas ou outros tipos tipos de trocas voluntárias que não precisavam mais de nenhum tipo de intermediador. O poder de fato passou a estar nas mãos do consumidor. E isso nos levou da Era Industrial para a Era do Conhecimento.

Toda essa revolução trazida pelas techs acabou forçando que gestores que querem ser realmente estratégicos saibam como esses modelos de negócio funcionam. E é justamente disso que nós vamos falar aqui. Vamos falar de um desses modelos de negócios inovadores que surgiram com a revolução tecnológica. Esse modelo é chamado de Freemium e a empresa que escolhemos para explicar esse modelo de negócios é o Google.


O que é o Modelo Freemium?


O modelo de negócios do tipo freemium tem como característica o fato de que os clientes pagantes cobrem os custos dos clientes que aproveitam de produtos e/ou serviços gratuitos. Com isso, a empresa que opta por seguir esse modelo precisa identificar quem serão os clientes pagantes e quem serão os clientes gratuitos.

No modelo de negócios do Google o grupo de clientes que acaba obtendo produtos e serviços gratuitos são todos os usuários da web que utilizam a plataforma de busca e vídeo do Google. Esses clientes não precisam pagar nenhuma taxa para consumir aquilo que está lá - seja um vídeo do YouTube ou um artigo como esse vocês estão lendo. Porém, é obvio que a plataforma precisa pagar suas contas. Logo, ela precisa ter uma forma de ganhar dinheiro.

É nesse sentido que entram os clientes do Google que são os pagantes. Os clientes pagantes do Google são todos aqueles que tem interesse de serem notados pelos usuários que consomem os produtos e serviços gratuitos do Google. Logo, os clientes pagantes do Google acabam sendo os anunciantes e os criadores de conteúdo. Ou seja, com esse modelo o Google consegue reunir interesses mútuos daqueles que buscam por conteúdo com aqueles que querem ser notados. Parece perfeito, não é? Sim, mas existem alguns pontos de atenção muito importantes a serem notados.


Quais os desafios do Modelo Freemium?


Como todo modelo de negócios, ele possui desafios a serem superados para que o modelo seja sustentável. Aqui, podemos destacar 3 deles.


Desafio 1: Receitas dos clientes pagantes não cobrirem os custos dos gratuitos


O primeiro grande desafio a ser superado para a empresa que opta pelo modelo freemium é garantir que os serviços ou produtos que serão oferecidos gratuitamente não tenham um custo de produção, distribuição e manutenção superiores as receitas que a empresa obtém. Por isso esse modelo é muito utilizado por empresas de tecnologia, visto que todos esses serviços oferecidos gratuitamente possuem um relacionamento com os seus usuários quase que totalmente automatizado. Com isso, os custos acabam sendo muito baixos.


Desafio 2: A saciedade de gratuidade ficar incontrolável


Que a internet trouxe uma facilidade enorme de consumir produtos e serviços, isso todos sabemos. Logo, há um inegável sentimento das pessoas de que há sempre a possibilidade de conseguir algo de graça na internet. Com isso, as empresas que optam pelo modelo freemium devem ter sempre em mente é que elas não competem pelo preço, mas sim pelo valor. E o Google faz isso muito bem. O Google consegue demonstrar para as pessoas que seus produtos e serviços, sejam eles o Gmail, Google Meet ou Google Classroom, agregam valor na vida delas, e que se elas quiserem consumir mais desses serviços elas terão que pagar. Assim, primeiro as pessoas enxergam o valor entregue pelo Google e depois decidem pagar por ele. Ou seja, o valor não está em quanto o Google cobra, mas sim em quanto ele agrega de valor.


Desafio 3: A estrutura organizacional pode se tornar muito verticalizada


Um outro desafio importante para as empresas que optam por esse modelo é de ter que criar muitas divisões nas suas empresas para que cada uma dessas divisões fique responsável por um produto ou serviço. Se a empresa fizer isso há uma grande possibilidade dela começar a se tornar muito lenta para se adaptar as mudanças de mercado. E isso para empresas de tecnologia seria fatal.

Com isso, o Google resolve esse problema de uma forma interessante. Ao invés de desistir de separar a empresa por produtos e serviços, ela acaba fazendo de uma forma diferente do que tradicionalmente as empresas da Era Industrial faziam. Ela cria o que chamamos de squads.

Ao invés de criar toda uma divisão com Diretores e Gestores, o Google cria equipes multidisciplinares e autogerenciáveis com entregas e metas muito específicas. Essas equipes são pequenas e muito autônomas, e funcionam quase como uma empresa contratada para aquele único fim. Esse é o princípio do que conhecemos como Gestão Ágil.


Concluindo...


O que podemos dizer desse caso é que vemos a importância de um gestor moderno conhecer todos os tipos de modelos de negócios aplicados atualmente, para que assim ele possa fornecer uma visão verdadeiramente estratégica para as empresas. Para isso, ele precisa conhecer essas novas formas de administrar empresas e entregar valor para seus clientes.

O Google fez isso e se tornou uma máquina de ganhar dinheiro. Então com isso em mente, faço um convite a você para conhecer o curso Modelagem de Negócios com Business Model Canvas. Nesse curso, além de saber como utilizar a ferramenta de pensamento estratégico mais famosa do mundo de maneira muito mais profissional, você também vai aprofundar o seu conhecimento sobre modelos de negócios inovadores. Te esperamos lá!

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