top of page
  • Foto do escritorAlium

5 Passos para fazer seu Planejamento Estratégico mais Ágil

Atualizado: 23 de abr.

O problema do Planejamento Estratégico dos dias atuais é que as empresas se focam 95% no planejamento e apenas 5% na estratégia. Ou seja, o problema não é que o Planejamento Estratégico ficou obsoleto, o problema é que as empresas usam uma abordagem da era analógica quando precisamos de uma abordagem com uma velocidade da era digital.


Entendendo o problema...


Até a década de 1990, as empresas focavam seu processo de Planejamento Estratégico mais no planejamento do que na estratégia porque o sucesso das empresas eram medidos pela sua eficiência, e não pela sua inovação. Logo, as empresas pensavam em como fazer mais com menos do que fazer algo diferente.

Nessa época isso fazia sentido. Mas com o boom tecnológico que tivemos nos últimos 15 anos, as empresas passaram a não poder se dar mais ao luxo de permanecer com essa mentalidade. As empresas hoje precisam estar sempre tentando fazer algo diferente se quiserem permanecer no mercado. E esse é o conceito básico de estratégia, segundo Michael Porter.

Por isso é necessário que exista uma abordagem para conduzir o Planejamento Estratégico que se foque mais na estratégia (fazer algo diferente da concorrência) do que no planejamento (fazer melhor a mesma coisa que a concorrência). Dai surge o conceito de Modelagem Estratégica.


O que é Modelagem Estratégica?


A Modelagem Estratégica sugere que o processo estratégico seja conduzido por meio de uma abordagem de experimentação. Nessa abordagem, parte-se do pressuposto que iniciativas estratégicas não são certeiras. Com isso, a empresa deve estar sempre testando e refinando suas iniciativas, a fim de validar aquelas que trarão melhores resultados para a organização.

Podemos dizer com isso que a Modelagem Estratégica é uma abordagem ágil de prototipar e testar estratégias, que foi inspirada em métodos de design thinking. Para demonstrar como essa abordagem se difere da abordagem mais tradicional de Planejamento Estratégico, vamos explicar os 5 passos dessa metodologia.


Os 5 passos da Modelagem Estratégica


Vejam como o processo da Modelagem Estratégica bebe da fonte do design thinking para criar um processo mais iterativo e incremental.

Vamos ver em detalhes como funciona cada etapa do processo.


Passo 1: Saiba como criar empatia com seus stakeholders


A identificação dos stakeholders (partes interessadas) é de extrema importância em um processo estratégico, já que cada um deles possui uma expectativa de entrega de valor por parte da sua empresa, seja ele um fornecedor, um cliente ou um funcionário. Logo, o processo de empatia envolve identificar todas essas necessidades para saber como entregá-las a cada um dos stakeholders.


Passo 2: Faça uma clara definição dos seus objetivos


Visto que existem muitos stakeholders que as empresas precisam entregar valor, há um risco natural que as empresas acabem perdendo o seu foco. Por isso, é muito importante que os objetivos estratégicos sejam deixados muito claros para toda a organização. Aqui a regra do "menos é mais" é muito verdadeira. Empresas com muitos objetivos acabam se perdendo. Então deixe claro se seu objetivo é crescer, retrair, ser mais eficiente, etc.


Passo 3: Crie um processo de ideação com cada stakeholder


Lembrem-se que um processo para ser estratégico deve buscar muitas alternativas. Ou seja, ele precisa de muitas ideias. Isso não significa que todas as ideias serão implementadas. Por isso, envolva seus stakeholders e deixe claro que o papel deles é dar ideias para que assim a Alta Administração possa ter mais opções de decisão.


Passo 4: Crie processos de prototipagem para validar suas ideias


Projetos são meios para executar suas estratégias. Porém, eles não te dão certeza nenhuma de que trarão resultados para a empresa. Por isso, dentro da Modelagem Estratégica os projetos não devem ser vistos mais como instrumentos de implementação, e sim como instrumentos de experimentação. As áreas de projetos devem ser vistas pelas organizações como laboratórios de ideias.


Passo 5: Aprenda como fazer testes dentro dos seus projetos


Tendo uma ideia clara que projetos são laboratórios para testar ideias estratégicas, as organizações precisam entender os princípios dos testes científicos. O principal deles é que testes não são feitos em escala, mas sim com pequenas amostras. Logo, a empresa deve aprender a selecionar pequenos grupos de testes durante o desenvolvimento dos seus projetos. E os grupos e os testes devem ir crescendo assim como é sugerido pela Lei de Difusão da Inovação (clique aqui para entender).


Concluindo...


O que devemos entender de uma vez por todas é que a abordagem de planejamento não é inimigo das abordagens ágeis. Podemos e devemos usar o melhor dos dois mundos - as grandes estimativas das abordagens de planejamento e os ciclos curtos e iterativos de execução das abordagens ágeis. No final, simplicidade e flexibilidade devem ser as premissas para que o Planejamento Estratégico volte a ser o motor para a inovação dentro das organizações.

Por isso, te convidamos a conhecer o curso Modelagem Estratégica com Strategic Model Canvas. Nele, você verá em detalhes como tornar o seu Planejamento Estratégico muito mais simples e ágil.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page