Proposta de Valor da Apple: Uma análise do iPhone
- Alium
- 29 de out. de 2024
- 4 min de leitura
A Proposta de Valor ainda é um termo pouco conhecido no meio corporativo. Isso faz com que muitos executivos, gestores e empreendedores não entendam que esse é de fato o elemento central para que qualquer negócio prospere.
Por isso, nesse artigo vamos desmistificar esse conceito, explicando como o iPhone comunica a Proposta de Valor da Apple.
O que é uma Proposta de Valor?
Conceitualmente, uma Proposta de Valor é a forma que você apresenta os benefícios que seus produtos ou serviços agregam na vida dos seus clientes. Esses benefícios, não necessariamente precisam ser funcionais, eles podem ser sociais e emocionais também.
Como exemplo podemos citar casos de algumas marcas de carro. Haverá clientes que irão comprar carros apenas para se locomover. A tendência é que esses clientes busquem opções de carro tendo o preço como base para sua tomada de decisão. Porém, haverá clientes que irão buscar comprar carros que são mais potentes. Nesses casos, a tendência é que os clientes usem atributos funcionais do veículo como base para sua tomada de decisão. E ainda haverá clientes que irão buscar comprar carros que representem seu estilo de vida. Com isso, a tendência é que eles usem atributos mais intangíveis para sua tomada de decisão, como o design e a marca do carro.
Em resumo, é assim que devemos enxergar uma Proposta de Valor - saber quais benefícios meus produtos ou serviços entregam para os meus clientes. O vídeo abaixo pode te ajudar a entender mais sobre esse conceito, se ainda ficou alguma dúvida.
Agora que esse conceito ficou mais claro, vamos entender na prática como a Apple comunica sua Proposta de Valor por meio do iPhone.
O iPhone e a Proposta de Valor da Apple
O lançamento do iPhone em 2007 não representou apenas o lançamento de mais um produto da Apple, mas sim a consolidação de algo que já vinha sendo construído há muitos anos. E esse algo que vinha sendo construído podem ser resumidos em 3 elementos essenciais da proposta de valor da Apple: Estilo, Experiência e Status.
Estilo
A Apple sempre se notabilizou por alguns diferenciais em seus produtos. O design e a usabilidade são dois deles. Steve Jobs sempre quis que seus produtos não fossem apenas aparatos tecnológicos usados pelas pessoas, mas sim algo que fizesse elas serem mais modernas e terem mais estilo. Um bom exemplo disso foi o lançamento da campanha Eu Sou Mac. Nessa campanha são mostradas dois jovens totalmente diferentes um do outro: um representava o Mac e o outro o computador tradicional. Como pode ser visto na figura, o Mac era representado por um jovem com roupas e estilo moderno, enquanto o computador tradicional era representado por um nerd todo desajeitado (fazendo uma clara alusão a Bill Gates).
Experiência
Além do estilo, Steve Jobs também sempre prezou que os produtos da Apple fossem simples de serem utilizados. Foi nesse sentido que ele conseguiu popularizar o computador com uso de interface gráfica, mesmo a Apple não tendo sido a inventora da tecnologia. Quando Steve Jobs fez uma visita ao laboratório da Xerox PARC e viu o computador com interface gráfica e mouse, ele ficou convencido que aquilo seria o futuro, já que naquela época, ele já achava os computadores feios e muito difíceis de serem operados.

Status
Mas nada foi comparado ao que a Apple fez em relação a sua marca. Depois de passar anos competindo com suas concorrentes para ver quem tinha mais funcionalidades, a Apple finalmente percebeu que essa competição não iria levar a empresa a prosperar no futuro. Foi aí que surgiu a campanha "Pense Diferente".
Nessa campanha, a Apple começou a transformar seus clientes em uma legião de fãs, como se fosse uma religião. A marca da Apple começou a virar um símbolo de sofisticação, inteligência e status. Quando o iPhone surgiu, todos esses conceitos que a Apple vinha cultivando ao longo do tempo, simplesmente explodiu, fazendo uma revolução no modo como lidávamos com os nossos aparelhos celulares.

Se olharmos com atenção para o iPhone, conseguimos ver todos esses 3 elementos no produto. E isso demonstra claramente que o iPhone não é uma acidente, mas sim algo que traz uma identidade que a Apple criou ao longo de muitos anos. Ou seja, o produto é apenas um meio de levar para as pessoas aquilo que eles acreditam. Veja na imagem abaixo.

Concluindo...
Quando uma empresa acha os elementos da sua Proposta de Valor, a conexão criada com seus clientes ganha uma outra conotação. Como vimos no caso do Apple, isso pode levar anos. O mais importante, nesse sentido, é que as lideranças das organizações busquem com afinco achar esses elementos, pois quando isso acontecer, desenvolver produtos e serviços não será mais uma aposta, mas sim uma certeza.
E se você quiser saber mais sobre como desenhar Propostas de Valor incríveis, venha conhecer o nosso curso de Formação em Planejamento Estratégico Ágil. Nesse curso, você vai conhecer os conceitos mais modernos de gestão, que farão abrir a sua mente e sair do tradicionalismo que os cursos de negócios atualmente trazem.
Comments