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Proposta de Valor da Apple: Uma análise do iPhone

  • Foto do escritor: Alium
    Alium
  • 29 de out. de 2024
  • 4 min de leitura

A Proposta de Valor ainda é um termo pouco conhecido no meio corporativo. Isso faz com que muitos executivos, gestores e empreendedores não entendam que esse é de fato o elemento central para que qualquer negócio prospere.


Por isso, nesse artigo vamos desmistificar esse conceito, explicando como o iPhone comunica a Proposta de Valor da Apple.


O que é uma Proposta de Valor?


Conceitualmente, uma Proposta de Valor é a forma que você apresenta os benefícios que seus produtos ou serviços agregam na vida dos seus clientes. Esses benefícios, não necessariamente precisam ser funcionais, eles podem ser sociais e emocionais também.


Como exemplo podemos citar casos de algumas marcas de carro. Haverá clientes que irão comprar carros apenas para se locomover. A tendência é que esses clientes busquem opções de carro tendo o preço como base para sua tomada de decisão. Porém, haverá clientes que irão buscar comprar carros que são mais potentes. Nesses casos, a tendência é que os clientes usem atributos funcionais do veículo como base para sua tomada de decisão. E ainda haverá clientes que irão buscar comprar carros que representem seu estilo de vida. Com isso, a tendência é que eles usem atributos mais intangíveis para sua tomada de decisão, como o design e a marca do carro.


Em resumo, é assim que devemos enxergar uma Proposta de Valor - saber quais benefícios meus produtos ou serviços entregam para os meus clientes. O vídeo abaixo pode te ajudar a entender mais sobre esse conceito, se ainda ficou alguma dúvida.



Agora que esse conceito ficou mais claro, vamos entender na prática como a Apple comunica sua Proposta de Valor por meio do iPhone.


O iPhone e a Proposta de Valor da Apple


O lançamento do iPhone em 2007 não representou apenas o lançamento de mais um produto da Apple, mas sim a consolidação de algo que já vinha sendo construído há muitos anos. E esse algo que vinha sendo construído podem ser resumidos em 3 elementos essenciais da proposta de valor da Apple: Estilo, Experiência e Status.


Estilo


A Apple sempre se notabilizou por alguns diferenciais em seus produtos. O design e a usabilidade são dois deles. Steve Jobs sempre quis que seus produtos não fossem apenas aparatos tecnológicos usados pelas pessoas, mas sim algo que fizesse elas serem mais modernas e terem mais estilo. Um bom exemplo disso foi o lançamento da campanha Eu Sou Mac. Nessa campanha são mostradas dois jovens totalmente diferentes um do outro: um representava o Mac e o outro o computador tradicional. Como pode ser visto na figura, o Mac era representado por um jovem com roupas e estilo moderno, enquanto o computador tradicional era representado por um nerd todo desajeitado (fazendo uma clara alusão a Bill Gates).


Experiência


Além do estilo, Steve Jobs também sempre prezou que os produtos da Apple fossem simples de serem utilizados. Foi nesse sentido que ele conseguiu popularizar o computador com uso de interface gráfica, mesmo a Apple não tendo sido a inventora da tecnologia. Quando Steve Jobs fez uma visita ao laboratório da Xerox PARC e viu o computador com interface gráfica e mouse, ele ficou convencido que aquilo seria o futuro, já que naquela época, ele já achava os computadores feios e muito difíceis de serem operados.

Steve Jobs Invenções

Status


Mas nada foi comparado ao que a Apple fez em relação a sua marca. Depois de passar anos competindo com suas concorrentes para ver quem tinha mais funcionalidades, a Apple finalmente percebeu que essa competição não iria levar a empresa a prosperar no futuro. Foi aí que surgiu a campanha "Pense Diferente".


Nessa campanha, a Apple começou a transformar seus clientes em uma legião de fãs, como se fosse uma religião. A marca da Apple começou a virar um símbolo de sofisticação, inteligência e status. Quando o iPhone surgiu, todos esses conceitos que a Apple vinha cultivando ao longo do tempo, simplesmente explodiu, fazendo uma revolução no modo como lidávamos com os nossos aparelhos celulares.

Steve Jobs e o iPhone

Se olharmos com atenção para o iPhone, conseguimos ver todos esses 3 elementos no produto. E isso demonstra claramente que o iPhone não é uma acidente, mas sim algo que traz uma identidade que a Apple criou ao longo de muitos anos. Ou seja, o produto é apenas um meio de levar para as pessoas aquilo que eles acreditam. Veja na imagem abaixo.

Proposta de Valor da Apple

Concluindo...


Quando uma empresa acha os elementos da sua Proposta de Valor, a conexão criada com seus clientes ganha uma outra conotação. Como vimos no caso do Apple, isso pode levar anos. O mais importante, nesse sentido, é que as lideranças das organizações busquem com afinco achar esses elementos, pois quando isso acontecer, desenvolver produtos e serviços não será mais uma aposta, mas sim uma certeza.


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