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Evangelização de Clientes: Como fazer?

Atualizado: há 2 dias

Evangelização é uma palavra grega que significa "trazer boas novas". Pode parecer estranho para alguns, mas essa estratégia milenar vem sendo utilizada por algumas empresas como uma poderosa estratégia de inovação. E o objetivo desse artigo vai ser te mostrar como elas fazem. Vamos lá!


Entendendo...


Na religião, a evangelização pode ser vista como uma forma com que pregadores tentam convencer as pessoas de que suas vidas podem se tornar melhor caso elas passem a seguir os preceitos previstos naquela crença. O mundo corporativo pegou emprestado essa estratégia e passou a utilizar em seus produtos. A ideia básica é a mesma - explicar para os seus clientes porque o seu produto torna a vida deles melhor.


O objetivo de tentar fazer com que seus clientes se tornem evangelistas é criar uma comunidade ao redor do seu produto. É nessa comunidade que as pessoas compartilham seus valores, crenças e, principalmente, fazem reverencia ao produto. Ou seja, elas passam a se sentir parte de algo maior.


Algumas empresas conseguiram criar comunidades realmente fortes, como a Apple e a Harley Davidson. Essas duas empresas são casos emblemáticos porque os clientes que se tornaram evangelistas dessas empresas mudaram todo o seu estilo de vida por elas. A paixão que essas pessoas possuem por essas empresas contagia outras pessoas, que por sua vez ficam curiosas para terem a mesma experiência que eles.


Você pode estar se perguntando como essas empresas conseguiram evangelizar seus clientes e criar essas comunidades. Então aqui vão 3 práticas que tanto a Apple quanto a Harley Davidson fizeram e ainda fazem para tornar clientes em evangelistas.


1 - Conceda ferramentas de evangelização

A primeira coisa a ser compreendida é que você deve facilitar o trabalho de quem acredita em seu produto e está disposto a promovê-lo. E uma ferramenta poderosa de evangelização são os depoimentos de clientes. Mas só o depoimento não é o suficiente. É por isso que a Apple e a Harley Davidson possuem seus próprios grupos de membros - o Apple User Groups e a Harley Owners Group. Nesses grupos, além dos depoimentos, as pessoas ajudam uns aos outros.


2 - Tenha uma verba. Mas não compre seus seguidores.

Uma das coisas mais importantes dentro de uma comunidade são as confraternizações que os seus membros fazem de tempos em tempos. Conferências, reuniões e encontros são de extrema importância para realimentar os laços entre os seus membros e fazer com que eles se sintam verdadeiramente parte de algo. São nesses eventos que eles reafirmam suas crenças. Mas cuidado. Não use essa verba como forma de barganha. Se você sentir que está precisando fornecer alguma recompensa, principalmente financeira, para que as pessoas compareçam a esses eventos, é um sinal de que você está indo pelo caminho errado. A meta aqui não é a quantidade de pessoas que você traz para os eventos, mas sim a quantidade de pessoas que a sua empresa está impactando.


3 - Faça com que as pessoas se sintam exclusivas.

Você se surpreenderia com o poder que uma camiseta, caneca, caneta ou bloquinho pode ter para as pessoas. Evangelistas adoram esses mimos exclusivos. Isso demonstra que a empresa está sempre pensando neles. É como se a empresa estivesse tratando seus clientes como seus filhos - eles nunca deixam o ninho. Logo, a empresa deve estar sempre lembrando deles com afeto. Mas aqui vai um outro alerta que também está relacionado com a prática anterior. Esses mimos devem ser baratos. E eles devem ser baratos não por uma questão de custos ou de mesquinharia, mas sim para que não comece a haver uma dificuldade de distinguir aquela linha tênue entre brinde e suborno.


Concluindo...


Evangelizar clientes não é fazer promoção. É compartilhar com outras pessoas como elas podem se beneficiar do que você, seu time e sua empresa tem para ofertar para elas. Além disso, a evangelização é uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Então, comece com pequenas práticas de evangelização e vá incrementando-as pouco a pouco. Quando você perceber, você terá uma comunidade que estará te seguindo para onde você estiver indo. Lembre-se que evangelizar é uma arte e ela requer prática. E é por isso que te convido a conhecer o nosso curso A Arte de Evangelizar da Apple. Nesse curso, você irá aprender diversas estratégias implementadas pela Apple para transformar clientes em evangelizadores.

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