Clima Organizacional: 4 fatores que impactam a Gestão de Projetos
- Alium

- 22 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
O Clima Organizacional é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância dentro das organizações, apesar de ser assunto que já circula o ambiente corporativo há mais de 40 anos. Porém, mesmo sendo um assunto que está em alta, pouco ainda se discute sobre como o Clima Organizacional pode afetar a gestão dos projetos. É por isso que nesse artigo nós vamos direto ao ponto, elencando 4 fatores que todo Gerente de Projetos deve se atentar para não deixar que o Clima Organizacional impacte negativamente os seus projetos.
Mas para aqueles que antes de saber quais são esses fatores querem conhecer ou relembrar um pouco sobre Clima Organizacional, assistam a esse vídeo abaixo.
1 - Reconhecimento
O primeiro fator relacionado ao Clima Organizacional que pode impactar diretamente na gestão de projetos é como a empresa lida com o reconhecimento a seus colaboradores.
Isso porque os projetos são atividades temporárias. E em muitos casos as pessoas saem das suas atividades operacionais para estarem dentro dos projetos. Logo, há uma expectativa natural de que quando elas entram em um projeto elas pessoas possam receber algum tipo de reconhecimento pelos seus esforços, especialmente se esse projeto trouxer resultados expressivos para a organização.
Por isso, é importante o Gerente de Projetos entender que se a empresa não tiver uma política de reconhecimento institucionalizada, ele deve criar isso dentro do seu projeto. Se esses reconhecimentos gerarem custos, não tem problema, é só incluir isso no orçamento do projeto.
2 - Relação com a Liderança
Um outro fator que muitas vezes impacta na gestão de projetos é o relacionamento que um membro da equipe tem com seu líder.
Como já dito no item anterior, é normal que uma pessoa saia da sua atividade operacional para ingressar em um projeto. Porém, se a relação dessa pessoa com seu lider imediato não for boa, a chance dela não se motivar para estar dentro de algum projeto será muito alta, já que o fato dela não estar mais dedicada integralmente a seus afazeres pode ser um motivo para desgastar ainda mais a relação com seu líder.
Em outras palavras, a pessoa começa a fazer um cálculo simples. Ela começa a colocar na balança os prós e contras de deixar de fazer alguma atividade operacional para fazer atividades de um projeto. Logo ela percebe que ela pode "perder pontos" com a liderança, seja porque outra pessoa pode começar a fazer o trabalho que ela faz ou pelo simples fato dela ter acúmulo de trabalho quando o projeto acabar.
Assim, o Gerente de Projetos deve sempre alinhar com as lideranças operacionais os dias e horários que ele irá precisar dos colaboradores em seu projeto e por quanto tempo isso irá durar. E caso haja algum tipo de resistência por parte de alguma liderança, o Gerente de Projetos deve buscar apoio com o Patrocinador do projeto.
3 - Espaço físico
Pode parecer estranho, mas o espaço físico que a pessoa trabalha influencia muito no Clima Organizacional. Quando estamos falando de projetos isso se torna mais relevante ainda.
Isso porque os projetos, em sua natureza, são ambientes muito tumultuados. Você precisa trabalhar com muitas pessoas de diferentes perfis, formações e até culturas. É por isso mesmo que o espaço físico onde as pessoas executam as atividades do projeto devem ser o mais agradável possível. Do contrário, conflitos entre os membros da equipe vão acabar se tornando algo constante.
Nesse sentido, o Gerente de Projetos deve incluir como premissa do seu projeto a necessidade de um espaço físico específico para que sua equipe possa executar suas atividades sem interrupções e com liberdade de pensar, criar e discutir sem incomodar outras pessoas. Logo, executar atividades de projetos no mesmo local de trabalho onde as atividades operacionais ocorrem, jamais deve ser aceito como algo normal. Se houver falta de espaço dentro da empresa para isso, o Gerente de Projetos deve incluir no orçamento do projeto o aluguel de um espaço coworking ou algo do tipo.
4 - Cultura Organizacional
Por fim, ainda existe um fator muito importante que afeta o Clima Organizacional, que é a Cultura Organizacional.
Apesar de serem temas distintos, Cultura e Clima Organizacional estão intrinsecamente conectados. E quando estamos falando de projetos, o efeito da cultura organizacional pode aumentar exponencialmente.
Novamente isso acontece pelo fato de projetos serem atividades temporárias. Com isso, é perfeitamente normal que a empresa não tenha uma cultura de lidar com projetos. A questão é que isso faz com que os Gerentes de Projetos encontrem muitas dificuldades de fazer com que as pessoas entendam que elas devem dar prioridade as atividades de projetos em detrimento de suas atividades operacionais.
Assim, o Gerente de Projetos precisa entender algo muito importante sobre cultura organizacional. Um dos fatores que afeta diretamente a cultura de um grupo é o espaço que elas estão. Em outras palavras, as pessoas que estão dentro de uma equipe de projeto podem ter um comportamento completamente diferente daquele que elas tem dentro da sua equipe operacional. É por isso que o Gerente de Projetos deve entender que ele é o principal responsável por criar a cultura dentro do espaço que ele está com sua equipe, que no caso é o projeto.
Isso não quer dizer que o Gerente de Projetos deve desconsiderar a cultura da empresa. Muito pelo contrário. Ele deve identificar a cultura, e abraçá-la se ela for benéfica para o seu projeto ou recriá-la se ele entender que ela possa impactar negativamente o mesmo.
Mas caso você queira saber um pouco mais sobre cultura organizacional deixo aqui um vídeo sobre esse tema.
Concluindo...
Vimos que todos os fatores relacionados ao Clima Organizacional que podem impactar negativamente a gestão de projetos podem ser resolvidos pelo próprio Gerente de Projetos. Para isso, basta que o Gerente de Projetos conheça as práticas mais importantes que envolvem o dia a dia de um projeto. Se você quiser conhecer quais práticas são essas, venha conhecer o nosso curso Gestão de Projetos para Profissionais do Futuro. Ali você irá aprender apenas as práticas que vão te ajudar a levar um projeto com sucesso do início ao fim, sem muita teoria e de uma forma bem objetiva.



Comentários