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Design Thinking na Gestão de Projetos: 3 Ferramentas Poderosas

  • Foto do escritor: Alium
    Alium
  • 10 de abr. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 19 de jul. de 2024

O Design Thinking se popularizou como uma das metodologias mais poderosas para criar produtos inovadores nos últimos anos. Não é de se surpreender que os profissionais de gestão de projetos passaram a se perguntar como podem incluir essas práticas dentro dos seus projetos. O problema é que ainda se fala muito pouco sobre quais ferramentas de design thinking podem ser utilizadas dentro da gestão de projetos, e como elas podem ser utilizadas.


É por isso que nesse artigo você vai conhecer 3 ferramentas de design thinking que podem te ajudar a criar produtos incríveis dentro dos seus projetos. E essas ferramentas poderão ser utilizadas em formato de um Jogo.


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Mas como assim, um Jogo?


Um Jogo nada mais é do que uma forma de simular uma realidade para que sua criatividade seja potencializada a um ponto que o mundo real normalmente não te permite. Ao tratar um problema em formato de jogo, as regras do mundo real são suspensas temporariamente, e a sua imaginação passa a ser a única coisa que irá te limitar a criar coisas incríveis.


E o que o design thinking tem a ver com isso?


Os processos de design thinking fazem justamente isso - eles te induzem a explorar uma série de alternativas para solucionar um problema. E no final, você precisa filtrar todas essas alternativas e escolher aquela que mais se adequa ao objetivo inicial da sua investigação.


Mas convenhamos, não costumamos fazer as coisas assim, não é?


Quando somos designados para um projeto, acabamos oferecendo as soluções mais previsíveis possíveis. Automatizamos uma coisinha aqui, mudamos um pouquinho o processo ali, e por aí vai. Ou seja, temos um pensamento linear, e não um pensamento de design.


No pensamento de design você olha para diversos pontos de vista. Você não repele a divergência, você a acolhe. E com isso, o óbvio vai ficando cada vez mais distante dos nossos olhos. Passamos a enxergar coisas que jamais imaginaríamos enxergar. É aí que os nossos projetos passam a dar soluções cada vez mais inovadoras.


Então, como incluir o design thinking na gestão de projetos?


Não se preocupe que esse não é um daqueles artigos que você irá ler o texto e não terá resposta nenhuma ao final. Serei bem específico e objetivo aqui. Abaixo vou deixar instruções claras sobre 3 jogos que vocês podem utilizar dentro do projeto de vocês. Mas apesar de sugerir em qual tipo de projeto vocês podem utilizá-los, esses jogos não se limitam apenas a isso.


Jogo 1: Produto Pinóquio


Número de jogadores: 5 a 20

Duração: 1 hora


O objetivo desse jogo é expandir as qualidades de um produto ou serviço para que ele se torne mais valioso para o cliente. Para jogar, você deve fazer um desenho simbólico do produto em um flipchart com os seguintes questionamentos: "Como sou?", "Quais são meus valores?", "Qual a minha comunidade?", e "O que me torna diferente?".


Canvas Design Thinking - Produto Pinoquio

A ideia é que com esses questionamentos você consiga dar vida ao seu produto ou serviço, fazendo com que as pessoas passem a olhar o produto de um forma mais humanizada. Mas é importante que você siga a risca a duração desse jogo, do contrário as pessoas irão se dispersar.


Jogo 2: O Mágico de Oz


Número de jogadores: 2, mais os observadores

Duração: 30 minutos ou mais


O objetivo desse jogo é desenhar a jornada do cliente em um sistema ou loja física. Para jogar, coloque uma pessoa por trás de uma pequena cortina e outra a frente. Quem está atrás da cortina fará o papel do sistema ou da loja, e quem estiver a frente fará o papel do cliente. Crie um roteiro para que a pessoa que estiver por trás da cortina vá interagindo com o cliente. Ele deve fazer perguntas para o cliente sobre o passo a passo da sua jornada. Assim, os observadores devem ir registrando cada reação do cliente, a fim de detectar possíveis pontos de fricção.


canvas design thinking - mágico de oz

É importante que esse jogo tenha um cenário adequado, pois será isso que irá despertar nas pessoas questionamentos pouco convencionais. Faça esse jogo tirar a sua equipe do mundo real.


Jogo 3: Glossário Visual


Número de jogadores: 2 a 10

Duração: 30 minutos a 1 hora


O objetivo desse jogo é melhorar a experiência do cliente em um sistema ou loja física. Para jogar, reúna as principais funcionalidades de um sistema ou principais pontos de contato de uma loja, e avalie o entendimento de cada um dos jogadores quanto aos seus símbolos, nomes, descrições ou até cores. Peça que os jogadores descrevam o que eles entenderam e depois recrie um novo padrão.


canvas design thinking - glossário visual

O mais importante desse jogo é que as percepções sejam individuais, pois é preciso perceber se existe algum padrão de reação das pessoas. Se muitas pessoas estão tendo um entendimento sobre algo, não importa o que se pensou quando a solução foi dada, o que importa é que ela não atendendo ao seu objetivo. Se estivesse, as pessoas estariam fazendo aquilo que havia sido imaginado no desenho da solução.


Concluindo...


Existem vários jogos que podem ser utilizados dentro da gestão dos seus projetos utilizando processos de design thinking. Esses jogos não necessariamente são voltados apenas para o produto ou serviço que o projeto irá entregar, mas também para solução de problemas que a equipe enfrenta ao longo do projeto, como falta de entendimento de requisitos, conflitos com partes interessadas, planos mal elaborados, etc.


Então, se você quiser conhecer mais desses jogos, dê uma olhada no nosso curso Design Thinking na Gestão de Projetos. Lá você irá aprender quais jogos são mais úteis para cada estágio do seu projeto. Se você quiser ter uma prévia, pode também baixar gratuitamente vários desses jogos no nosso Pack de Gestão de Projetos com Design Thinking.


Está aí uma ótima oportunidade para você fazer aquilo que quase ninguém faz.



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