9 passos de um Plano de Negócios Vencedor: Guia Completo para Empreendedores
- Alium

- 7 de jun. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 19 de jul. de 2024
Fazer um Plano de Negócios ainda é um grande mistério para a maioria dos empreendedores, mesmo existindo diversos modelos e templates acessíveis na web. Mas nesse artigo nós vamos desmistificar esse conceito de uma vez. Vamos demonstrar aqui quais são os 9 passos essenciais para criar um Plano de Negócios vencedor. E a partir desse artigo, a única coisa que vai te limitar a criar negócios incríveis, será a sua criatividade.
Modelos de Negócios e Planos de Negócios
Mas antes de falarmos sobre os 9 passos de um Plano de Negócios, vale ressaltar uma coisa muito importante. Todo Plano de Negócios bem sucedido precisa necessariamente estar ancorado em um Modelo de Negócios forte. Por isso, sugerimos fortemente que você veja esse vídeo abaixo antes de continuar o artigo.
Agora, podemos ver quais são os 9 passos para criar um Plano de Negócios vencedor. Veja o modelo que fizemos abaixo.

1 - Ideia
Comece o seu plano falando sobre a história que cercou a criação do seu negócio. Diga se sua ideia surgiu de um problema ou uma necessidade de algum cliente que ainda não está sendo atendida. A partir daí, apresente a solução que você quer ofertar, seja essa solução um produto, serviço ou ambos. Aqui, é importante que ao falar sobre a solução você deixe claro quais são os benefícios que ele trará para o cliente, seja esse benefício relacionado a desempenho, custos, experiência, etc.
Assim, faça as seguintes perguntas nesse momento:
Quem são os meus clientes?
Quais são os problemas que eles tem?
Como eles resolvem esses problemas atualmente?
Eles estão preparados para uma nova forma de resolver esses problemas?
Quais evidências eu tenho que me sugerem que eles podem aceitar uma nova solução?
2 - Mercado
No segundo passo, você deve fazer uma análise de como o mercado que você vai atuar funciona. Ao fazer isso, porém, não é necessário uma análise de todos os competidores que atuam naquele mercado, somente aqueles que são seus competidores diretos. Nesse sentido, sua competição pode ser local, regional, nacional ou internacional. Mas cuidado para não limitar a abrangência da sua análise pelo tamanho da sua empresa. Você pode ter uma empresa de pequeno porte e mesmo assim ter concorrentes internacionais.
Aqui, você deve responder as seguintes perguntas:
Os competidores estão satisfeitos com suas posições atuais?
Eles estão dando sinais de fazerem algum movimento de mercado?
Onde eles são mais vulneráveis atualmente?
Há chance de alguma retaliação para um novo entrante? Se sim, qual?
3 - Clientes
Depois de analisar os seus principais competidores, é hora de falar um pouco sobre os seus clientes. Nesse momento, você deve descrever todos os hábitos e costumes que seus clientes possuem. Esses hábitos podem incluir a frequência, os canais, e a forma como eles adquirem o produto ou serviço que você está oferecendo.
Assim, você deve responder as seguintes perguntas ao fazer essa análise:
Como vou conquistar novos clientes?
Como vou reter os meus clientes?
Como vou ampliar minha base de clientes?
Como vou dialogar com os meus clientes?
4 - Custos
Uma vez que você já tem uma ideia quanto ao produto ou serviço que você vai ofertar e de como funciona o mercado, é hora de você começar a levantar a viabilidade para implantação desse negócio. Logo, você deve descrever quais são os custos que você vai ter para desenvolver o produto ou serviço que você vai ofertar, bem como os custos para operar o seu negócio.
Por isso, você deve responder nesse momento as seguintes perguntas:
O produto ou serviço será feito internamente, por terceirização, ou ambos?
Quais recursos (pessoais, materiais e tecnológicos) preciso para operar o meu negócio?
Existem custos específicos (Depreciação de equipamentos, alta rotatividade, atualização de tecnologias, etc) no setor que estou para operar o meu negócio?
5 - Estratégia
Agora, com toda essa análise inicial em mãos, você precisa deixar claro qual será o seu posicionamento estratégico e a sua estratégia de negócios.
No seu posicionamento, você deve descrever qual espaço de mercado você quer ocupar. Em outras palavras, delimite claramente as fronteiras do seu negócio, seja em termos de preço, público, local, idade, ou qualquer outro tipo de segmentação que você achar necessária.
Já na sua estratégia de negócios, você deve saber que ela deve ser dividida em 3 momentos distintos: Entrada, Manutenção e Crescimento. Na primeira, você deve dizer o que você vai fazer para eliminar ou reduzir as barreiras de entrada que seus concorrentes podem te impor. Na segunda, você deve dizer o que você vai fazer para que sua empresa guarde com segurança a posição de mercado que você escolheu. E na terceira, você deve dizer quais são os caminhos que você vai utilizar para expandir as operações da sua empresa.
Sendo assim, tente responder a essas perguntas nesse momento:
Quais promessas vou fazer a meus clientes?
Como vou garantir que essas promessas sejam cumpridas?
Qual será o meu slogan?
O que vou fazer de diferente dos meus concorrentes?
Como eu quero que os meus clientes enxerguem a minha empresa?
6 - Financiamento
Nesse momento o seu Plano de Negócios já estará muito rico em detalhes. Porém, você precisa começar a tangibilizar as suas ideias, colocando em números o que será necessário para colocar esse plano em prática, e assim verificar se ele é viável de ser executado ou não.
Com isso, você deve deixar claro onde você irá buscar recursos financeiros para transformar a sua ideia em um negócio.
Você irá conseguir passar dessa etapa quando você responder a essas perguntas:
Serão utilizados recursos próprios ou de terceiros para financiar essa ideia?
Esse negócio terá investidores? Se sim, quantos existem e qual será a participação acionária de cada um?
Há a expectativa para entrada de novos investidores no futuro?
Há a expectativa de saída de algum investidor no futuro?
7 - Vendas
Chegamos finalmente na parte de vendas do seu Plano de Negócios. Aqui, você precisa descrever quais são as formas que você irá ganhar dinheiro com a venda do seu produto ou serviço. Vale ressaltar, que você não precisa se limitar as formas mais tradicionais de ganhar dinheiro, que é a venda direta. Você pode ganhar dinheiro com mensalidades, aluguéis, taxas, etc. Daí vem a importância de ter um Modelo de Negócios definido, como falei no início, pois essas perguntas começam lá. Nesse momento você vai apenas detalhar o que você pensou lá trás, quando estava pensando no seu Modelo de Negócios.
Por isso, aqui você precisa responder as seguintes perguntas:
As minhas vendas são recorrentes ou por pagamento único?
Meu produto ou serviço pode ser vendido para diferentes segmentos de clientes?
Quanto o meu cliente está disposto a pagar pelo meu produto ou serviço?
Qual é o ticket médio que terei com cada venda?
8 - Projeções
Assim chegamos na parte final do Plano de Negócios, onde você deve colocar em perspectiva como será a evolução do seu negócio ao longo dos próximos anos. Nessas projeções devem constar toda a parte Operacional (Produtos, Pessoas, Máquinas, Equipamentos, Matéria-Prima), Financeira (Receitas, Despesas, Investimentos, Empréstimos) e Comercial (Demanda e Vendas).
Escolha o horizonte de projeção com base no tipo e no setor que o seu negócio está inserido. Aceita-se normalmente que essa projeção seja de 5 anos. Porém, se a sua realidade é muito volátil, fazer uma projeção de 5 anos pode ser um exercício de futurologia.
Sendo assim, não esqueça que suas projeções devem responder as seguintes perguntas:
Como será o crescimento das minhas receitas nos próximos anos?
Como será o crescimento das minhas despesas nos próximos anos?
Quanto sairá das minhas receitas para pagar terceiros (investidores, empréstimos, etc)?
Quando vou chegar no meu Ponto de Equilíbrio (Receitas cobrindo as Despesas)?
Em quanto tempo terei o meu Payback (Receitas pagarem os investimentos)?
Quanto preciso crescer para que minhas despesas cheguem a um ponto ótimo?
9 - Equipe
Por fim, nunca é demais relembrar que o seu negócio é feito por pessoas, e não por números. Gostamos de orientar que essa parte seja colocada no final para que não haja nenhum tipo de viés por parte de quem está analisando o seu Plano de Negócios, sejam investidores, bancos ou qualquer outra parte interessada. Por isso, deixe clara a história das pessoas que estão construindo esse Plano de Negócios. Mas não faça disso um mini-currículo. Foque naquilo que você acredita e naquilo que você já conquistou.
Nesse momento, tente responder as seguintes perguntas:
Qual a minha visão de mundo?
O que já fiz ou conquistei que está relacionado com essa visão?
O que ainda quero fazer?
O que o meu negócio está relacionado com isso?
Concluindo...
Esperamos que esse artigo ajude vocês a construírem negócios incríveis. Mas lembrem-se que um Plano de Negócios não é uma camisa de força, ele pode e deve passar por mudanças ao longo do tempo. Por isso, entendam o seu Plano de Negócios como um conjunto de hipóteses. Se algumas dessas hipóteses se mostrarem falsas na prática, revisitem o plano e o atualizem. O mais importante é que o Plano de Negócios de vocês seja vivo. Ou seja, ele pode passar por melhorias até que ele chegue em sua melhor versão. Será durante a operação do seu negócio que você deve fazer essas melhorias.
Bons negócios!






Comentários