top of page

Maturidade em Gestão de Projetos: 3 Motivos para Fazer

  • Foto do escritor: Alium
    Alium
  • 9 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de jul. de 2024

Uma das maiores dificuldades em criar uma cultura de gerenciamento de projetos dentro de uma organização é não conseguir comprovar para a Alta Administração que a gestão de projetos pode trazer resultados para o negócio. É justamente por isso que é extremamente aconselhável que as empresas façam a análise de maturidade em gestão de projetos.


Nesse artigo, nós vamos apresentar 3 motivos para que você se convença a fazer isso. E para isso, usamos como base um estudo aprofundado feito pelo PMI e divulgado no paper chamado Pulse of the Profession.


Mas antes de falar sobre esses 3 motivos, vale ressaltar quais são os níveis de maturidade que o modelo de maturidade do PMI - o OPM3 - prega.


Níveis de Maturidade em Gerenciamento de Projetos - OPM3

Agora que já deu para entender sobre o OPM3, vamos as 3 razões para medir a maturidade em gerenciamento de projetos da sua empresa.


1 - Desperdício de dinheiro


Dentro da amostra estudada o paper mencionado, foram avaliados projetos de diferentes industrias que somavam um montante de 1 bilhão de dólares investidos. Foi verificado nessa amostra um desperdício de 122 milhões de dólares desse montante, devido a má gestão de projetos.


Em outras palavras, não investir em práticas de gerenciamento de projetos faz as organizações literalmente perderem dinheiro. Seja porque o projeto não foi entregue dentro do orçamento estabelecido ou porque ele não atingiu as intenções e objetivos originais do negócio. E esse contraste salta aos olhos nessa pesquisa também.


Segundo o estudo, as empresas que implementam práticas de gerenciamento de projetos apresentam uma taxa de sucesso de 89% no alcance das intenções e objetivos originais do negócio. Já as empresas que não implementam tais práticas, esse número cai para incríveis 34%.


2 - Desenvolvimento profissional


Além da implementação das práticas de gerenciamento de projetos trazerem mais sucesso para o negócio, elas ainda podem funcionar como um instrumento de Plano de Carreira dento da organização.


Segundo o estudo, o ambiente empresarial cada vez mais complexo e dinâmico demanda que as pessoas desenvolvam habilidades de liderança e estratégia. A Qualcomm, uma das empresas presentes nesse estudo, considera o gerenciamento de projetos como uma habilidade de suma importância para a organização. É o que o Vice-Presidente Sênior e Diretor de Informação, Norm Fjeldheim diz:


"Reconhecemos [o gerenciamento de projetos] como um plano de carreira no qual as pessoas podem crescer ..., pois essa é uma habilidade muito importante, crítica para o nosso sucesso como organização."

3 - Valor para o Cliente


Por fim, o estudo ainda aponta que além de conseguir construir valor para os seus funcionários dando a eles um Plano de Carreira, as empresas que investem em práticas de gerenciamento de projetos conseguem também entregar mais valor para os seus clientes.


Sudhakar Kesavan, presidente e CEO da ICF International, deixa claro que as práticas de gerenciamento de projetos fazem com que a sua empresa evite de tomar decisões de última hora, o que faz com que seus clientes fiquem muito mais satisfeitos com a empresa como um todo.


“Quanto mais experiência em gerenciamento de projeto tivermos, menor será a probabilidade de complicações com o cliente, problemas de desvio e custo."

A Maturidade, os PMOs e os Patrocinadores


O estudo conclui que existem basicamente dois fatores que fazem com que a maturidade em gerenciamento de projetos aumente dentro das organizações, ao ponto de levá-las a demonstrar melhores resultados para o negócio: os PMOs e os Patrocindadores.


As empresas que possuem PMOs, mais conhecidos como Escritórios de Projetos, tiveram 27% a mais de projetos concluídos do que as empresas que não possuem Escritórios de Projetos. Isso demonstra a importância de ter um setor responsável por alinhar a estratégia de negócios da organização com os projetos. Para entender mais sobre como montar Escritórios de Projetos do zero e analisar a maturidade em gestão de projetos da sua empresa, clique aqui e conheça o nosso curso.


Como Começar um Escritório Projetos - Curso Online

Já as empresas que tiveram forte apoio de Patrocinadores demonstraram uma taxa de sucesso de projetos 65% superior comparado com as empresas que não possuem Patrocinadores ativamente engajados. E isso é algo que tratamos com muita ênfase em nosso curso Gestão de Projetos para Profissionais do Futuro.


Concluindo...


No final, podemos concluir que aumentar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de uma empresa é essencial para que ela aumente o seu grau de inovação. Afinal, a inovação é apenas uma consequência da implantação de projetos que geram valor. Ou seja, se uma empresa sabe desenhar boas estratégias e implantar projetos que estejam alinhados a essa estratégia, a inovação é algo de ocorrerá naturalmente.


Comentários


bottom of page